LSD inspirado vibração da música psicodélica começou na cena folk, com os Holy Modal Rounders sediadas em Nova York usando o termo em sua 1964 a gravação de "azuis hesitação». O primeiro grupo a anunciar-se como rock psicodélico foi o 13 º andar elevadores do Texas, no final de 1965, a produção de um álbum que fez sua direção clara, com os Psychedelic Sounds of the 13th Floor Elevators, no ano seguinte [] The Beatles introduziu muitos dos principais elementos do som psicodélico para o público in. Neste período, com "I Feel Fine" usando o feedback de guitarra, no final de 1965 o álbum Rubber Soul incluiu o uso de uma cítara em "Norwegian Wood" e empregaram backmasking em seu 1966 de um único lado B "Rain" e outras faixas que apareceram em seu álbum Revolver final daquele ano.
Jimi Hendrix , em sua performance na Tv em 1967 .
Rock psicodélico particularmente decolou na cena musical emergente da Califórnia como grupos seguiram os Byrds do folk ao rock folk de 1965. O estilo de vida psicodélico já havia desenvolvido em San Francisco e produtos particularmente proeminentes da cena foram The Grateful Dead, Country Joe eo Peixe, The Great Society e Jefferson Airplane. [The Byrds rapidamente progrediu desde o rock puramente popular em 1966 com o single "Eight Miles High", amplamente considerado como sendo uma referência ao uso de drogas. Na Grã-Bretanha, sem dúvida a banda mais influente no gênero foram os Yardbirds, [] que, juntamente com Jeff Beck como seu guitarrista, cada vez mais se mudou para o território psicodélico, somando-tempo improvisado "ups rave", o canto gregoriano e influências de world music de músicas incluindo "Ainda estou triste" (1965) e "Over Under Sideways Down" (1966). [De 1966 a cena underground Reino Unido com base no norte de Londres, com o apoio de novos atos, incluindo Pink Floyd, Trânsito e Soft Machine. [] No mesmo ano de Donovan folk-influenciada hit álbum sol Superman, considerado um dos primeiros discos de pop psicodélico, bem como as estreias de blues rock bandas Cream and The Jimi Hendrix Experience, cuja extensão guitarra-heavy congestionamentos tornaram-se uma característica fundamental do psicodelia.
Rock psicodélico atingiu o seu apogeu nos últimos anos da década. 1967 viu os Beatles liberar sua declaração psicodélico definitiva sargento. Lonely Hearts Club Band de Pepper, incluindo o controverso faixa "Lucy in the Sky with Diamonds" e os Rolling Stones respondeu mais tarde naquele ano com seus Satanic Majesties Request. [] Pink Floyd produziu o que geralmente é visto como o seu melhor trabalho psicodélico The Piper em as Gates of Dawn.
Na América do Verão do Amor foi prefaciado pelo Human Be-In evento e atingiu o seu pico no Monterey Pop Festival, o último ajudar a fazer grandes estrelas americanas de Jimi Hendrix e The Who, cujo único "I Can See For Miles" mergulhou em território psicodélico. [] gravações chave incluído Pillow surrealista do Jefferson Airplane e The Doors Strange Days. [] Estas tendências culminaram em 1969 Woodstock festival, que viu apresentações de a maioria dos principais psicodélico atos, mas até o final da década de rock psicodélico estava em retiro. Brian Wilson dos Beach Boys, Brian Jones, dos Rolling Stones, Peter Green do Fleetwood Mac e Syd Barrett do Pink Floyd foram os primeiros "baixas de ácido", o Jimi Hendrix Experience e creme terminou antes do final da década e muitos atos sobreviventes afastou-se psicodelia em mais back-to-basics "Roots Rock", a experimentação mais ampla de rock progressivo, ou riff rock pesado carregado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário