Até o final de 1962, o que viria a ser a cena do rock britânico tinha começado com grupos batida como The Beatles, Gerry & The Pacemakers e The Searchers de Liverpool e Freddie e os Dreamers, Hermits de Herman e The Hollies de Manchester. Eles se baseou em uma ampla gama de influências americanas, incluindo soul, rhythm and blues e surf music,, inicialmente, reinterpretando canções americanas padrão e jogar para os dançarinos. Bandas como os animais de Newcastle and Them de Belfast, [] e, particularmente, os de Londres, como The Rolling Stones e The Yardbirds, era muito mais diretamente influenciado pelo rhythm and blues e, mais tarde blues. [ Logo esses grupos foram compondo seu próprio material, combinando formas de música dos Estados Unidos e infundindo-lo com uma batida de alta energia. Bandas batida tendeu para "saltitantes, melodias irresistíveis", enquanto no início ritmo britânico e atos de blues tendeu para canções sexualmente menos inocentes, mais agressivas, muitas vezes adotando uma postura anti-establishment. Houve, no entanto, especialmente nas fases iniciais, grande cruzamento musical entre as duas tendências. Em 1963, liderada pelos Beatles, grupos batida começou a alcançar o sucesso nacional na Grã-Bretanha, que em breve será seguido nas paradas pela mais rhythm and blues atos focados.
The Beatles chegando em Nova York em janeiro de 1964, no início da invasão britânica
Em 1964 os Beatles conseguido um avanço para a popularidade mainstream nos Estados Unidos. "I Want to Hold Your Hand" foi o primeiro hit número 1 da banda na Billboard Hot 100, passar 7 semanas no topo e um total de 15 semanas na parada. A sua primeira aparição no The Ed Sullivan Mostrar em 9 de fevereiro, atraindo cerca de 73 milhões de espectadores (na época um recorde para um programa de televisão norte-americana), muitas vezes é considerado um marco na cultura pop americana. The Beatles tornou-se a maior banda de rock mais vendido de todos os tempos e eles foram seguidos nas paradas americanas por inúmeras bandas britânicas. [ Durante os dois anos seguintes artistas britânicos dominaram o seu próprio e paradas dos EUA com Peter e Gordon, The Animals, Manfred Mann, Petula Clark, Freddie e os Dreamers, Wayne Fontana e os Mindbenders, Hermits de Herman, The Rolling Stones, The Troggs, e Donovan todos os que têm um ou mais um simples número. [] Outros atos importantes que faziam parte do a invasão incluído The Kinks e The Dave Clark Five.
A invasão britânica ajudou a internacionalizar a produção de rock and roll, abrindo a porta para posteriores (e da Irlanda) artistas britânicos para alcançar o sucesso internacional. ] Nos Estados Unidos, sem dúvida, significou o fim do surf music instrumental, grupos femininos e vocais (para uma tempo), os ídolos teen, que haviam dominado as paradas americanas na década de 1950 e final dos anos 60. [ É amassado as carreiras de R & B atos estabelecidos como Fats Domino e Chubby Checker e descarrilou mesmo que temporariamente o sucesso nas paradas de sobreviventes do rock and roll atos , incluindo Elvis. [ A invasão britânica também desempenhou um papel importante no surgimento de um gênero distinto da música rock, e cimentou a primazia do grupo de rock, baseado em guitarras e bateria e produzir seu próprio material como cantores e compositores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário