30/04/2013

Origins: late 1960s and early 1970s


Em 1968, o som que se tornaria conhecido como heavy metal começaram a se aglutinar. Em janeiro daquele ano, o Francisco banda Blue Cheer San lançou um cover de clássico "Summertime Blues", de Eddie Cochran, de seu álbum de estréia Vincebus Eruptum, que muitos consideram a primeira gravação de heavy metal verdadeiro. [85] No mesmo mês, Steppenwolf lançou o seu auto- intitulado álbum de estréia, como "Born to Be Wild", que se refere a "trovão de metal pesado" para descrever uma motocicleta. Em julho, mais dois registros de época saiu: dos Yardbirds "Think About It" (a partir de 1967 Yardbirds álbum Little Games)-B-side do último single, com um desempenho pelo guitarrista Jimmy Page da banda, e Iron Butterfly da In- A-Gadda-Da-Vida, com sua faixa-título de 17 minutos de duração, um excelente candidato para first-ever álbum de heavy metal.
The Jeff Beck Group, cujo líder tinha precedido página como guitarrista dos Yardbirds, lançou seu disco de estréia no mesmo mês: Truth contou com alguns dos "mais de fundição, farpado, barulhos estranhos francamente de todos os tempos", quebrando a terra para as gerações de machado de metal -aparelhamento. [86] Em outubro, a nova banda de Page, Led Zeppelin, fez sua estréia ao vivo. The Beatles 'chamado Álbum Branco, que também saiu esse mês, incluído o "aniversário" e "Helter Skelter", em seguida, uma das músicas mais pesadas sonoridade já lançado por uma grande banda. [87] as coisas bonitas' ópera-rock SF Sorrow, lançado em dezembro, apresentou "proto heavy metal" canções como "Old Man Going" e "I See You". [88] [89]
Neste período, MC5, que começou como parte da cena rock de garagem de Detroit, desenvolveu um estilo distorcida matéria que tem sido visto como uma grande influência no som futuro de ambos heavy metal e música mais tarde punk. [90] [91] The Stooges também começou a estabelecer e influenciar um metal pesado e som mais tarde punk, com canções como "I Wanna Be Your Dog", com batendo e distorcidas riffs pesados ​​de guitarra acordes de energia. [92] Pink Floyd lançou duas de suas canções mais pesadas e mais alto para data; "Ibiza Bar" e "A Canção do Nilo", que foi considerado como "uma das músicas mais pesadas da banda gravados" [93] [94].
Em janeiro de 1969, o Led álbum de estréia auto-intitulado do Zeppelin foi lançado e chegou a número 10 na parada de álbuns da Billboard. Em julho, Zeppelin e um power trio com um creme de inspiração, mas o som mais cru, Grand Funk Railroad, jogou o Pop Festival Atlanta. No mesmo mês, um outro trio Cream-enraizado liderada por Leslie West lançou Mountain, um álbum cheio de blues pesada guitarra de rock e vocais rugindo. Em agosto, o grupo, agora apelidado de si Mountain-desempenhou um conjunto de uma hora de duração no Festival de Woodstock. [95] álbum de estréia do Grand Funk, On Time, também saiu esse mês. Na queda, Led Zeppelin II foi número 1 e single "Whole Lotta Love", o álbum atingiu o número 4 na parada pop da Billboard. A revolução de metal estava a caminho.

Led Zeppelin definiu aspectos centrais do gênero emergente, com estilo de guitarra altamente distorcida Página e dramáticas, lamentando vocais do cantor Robert Plant. [97] Outras bandas, com a, "puramente" som mais consistente heavy metal, viria igualmente importante na codificação da gênero. Os lançamentos de 1970 por Black Sabbath (Black Sabbath e Paranoid) e Deep Purple (In Rock) foram cruciais nesse sentido. [77]
Black Sabbath havia desenvolvido um som particularmente pesado, em parte, devido a um acidente industrial guitarrista Tony Iommi sofreu antes de co-fundador da banda. Não é possível reproduzir normalmente, Iommi teve que ajustar sua guitarra para baixo para facilitar a preocupar e confiar em power chords com seu dedilhado relativamente simples. [98] Deep Purple tinha flutuado entre estilos em seus primeiros anos, mas em 1969 o vocalista Ian Gillan eo guitarrista Ritchie Blackmore levou a banda para o desenvolvimento de estilo heavy metal. [99] Em 1970, Black Sabbath e Deep Purple marcou principais Unido hits com "Paranoid" e "Black Night", respectivamente. [100] [101] No mesmo ano, duas outras bandas britânicas lançados álbuns de estréia em um modo de heavy metal: Uriah Heep com Eavy Muito '... Muito 'umble e UFO com um UFO. Bloodrock lançaram seu auto-intitulado álbum de estréia, que contém uma coleção de riffs pesados ​​de guitarra, vocais estilo áspero e letras sádicos e macabro. [102] Budgie trouxe o novo som de metal em um contexto power trio. [103] As letras ocultas e imagens empregadas por Black Sabbath e Uriah Heep seria particularmente influente; Led Zeppelin também começou primeiro plano tais elementos com o seu quarto álbum, lançado em 1971 [104].


Brian Robertson, Phil Lynott, Scott Gorham de Thin Lizzy realizando durante a Bad Reputation Tour, 24 de novembro de 1977
Do outro lado do Atlântico, o grupo de definição de tendência foi Grand Funk Railroad ", a banda de heavy metal americana mais bem sucedido comercialmente a partir de 1970, até que se desfez em 1976, [eles] estabeleceram a setenta sucesso fórmula:. Turnê contínua" [ 105] Outras bandas identificadas com o metal surgiu em os EUA, como o Blue Oyster Cult (1972), Aerosmith (1973) e Kiss (1974). Na Alemanha, Scorpions estreou com Lonesome Crow, em 1972. Blackmore, que havia surgido como solista virtuoso com o Machine Head do Deep Purple (1972), deixou o grupo em 1975 para formar arco-íris. Essas bandas também construiu o público via constantes turnês e shows cada vez mais elaboradas. [77]
Como descrito acima, existem argumentos sobre se estas e outras bandas primeiros verdadeiramente qualificar como "metal pesado" ou simplesmente como "hard rock". Aqueles mais próximos às raízes de blues da música ou colocando maior ênfase na melodia agora são comumente atribuídas a última etiqueta. AC / DC, que estreou com High Voltage, em 1975, é um excelente exemplo. Começa The Rolling entrada da enciclopédia 1983 Stone, "Australian heavy-metal da banda AC / DC ..." [106] Rocha historiador Clinton Walker escreve: "Chamando AC / DC uma banda de heavy metal na década de setenta era tão imprecisa como é hoje. ... [Eles] eram uma banda de rock 'n', que só passou a ser forte o suficiente para metal "[107] A questão não é apenas uma mudança de definições, mas também uma diferença persistente entre o estilo musical e identificação do público.: Ian Christe descreve como a banda "se tornou o trampolim que levou um grande número de fãs de hard rock heavy metal para a perdição". [108]
Em certos casos, há pouco debate. Depois de Black Sabbath, o próximo dos principais exemplos é o britânico Judas Priest, que estreou com Rocka Rolla, em 1974. Na descrição de Christe,
"A audiência de Black Sabbath era ... deixou para limpar para sons com impacto similar. Em meados da década de 1970, estético heavy metal pode ser visto, como um animal mítico, no moody graves e complexos dupla guitarras de Thin Lizzy, no stagecraft de Alice Cooper, no violão e voz crepitante vistosas da Rainha, e nas questões medievais trovejantes do arco-íris .... Judas Priest chegou para unificar e amplificar esses diversos destaques da paleta sonora duro de rock. Pela primeira vez, metal pesado tornou-se um verdadeiro gênero em si mesmo ". [109]
Embora Judas Priest não tinha um álbum top 40 em os EUA até 1980, para muitos, era o pós-Sabbath banda de heavy metal definitiva; ataque de seu irmão gêmeo-guitar, com andamentos rápidos e um som nonbluesy, mais limpa metálico, foi um grande influência sobre os atos posteriores. [4] Enquanto heavy metal foi crescendo em popularidade, a maioria dos críticos não foram apaixonado pela música. Foram levantadas objecções à adoção de metal espetáculo visual e outras armadilhas do artifício comercial, [110], mas o crime principal foi sua vacuidade musical e lírico percebido: rever um álbum de Black Sabbath no início de 1970, levando o crítico Robert Christgau descreveu como "maçante e decadente ... estúpido, exploração amoral ". [111]

Nenhum comentário:

Postar um comentário