O rock instrumental and roll iniciada por artistas como Duane Eddy, Link Wray, The Ventures e foi desenvolvido por Dick Dale que acrescentou distintivo reverb "molhado", rápida palhetada alternada, bem como do Oriente Médio e influências mexicanas, produzindo o hit regional " Vamos Go Trippin '", em 1961, e lançando a moda surf music, seguindo-se com canções como" Misirlou "(1962). [Como Dale e seus Del-Tones, bandas de surf mais adiantados foram formados no sul da Califórnia, incluindo os Bel-Airs, os Challengers e Eddie & the Showmen. [ Os Chantays marcou um top ten hit nacional com "Pipeline" em 1963 e, provavelmente, o melhor surf melodia conhecida era 1963 de "Wipe Out", pelo Surfaris, que atingiu o número 2 e número 10 nas paradas da Billboard em 1965.
The Beach Boys realizar em 1964
A crescente popularidade do gênero levou grupos de outras áreas para tentar sua mão. Estes incluíram os astronautas, de Boulder, Colorado, The Trashmen, de Minneapolis, Minnesota, que tinha um hit número 4 com "Surfin Bird", em 1964, e The Rivieras de South Bend, Indiana, que alcançou o número 5, em 1964, com "California Sun "[ As Atlantics, de Sydney, New South Wales, fez uma contribuição significativa para o gênero, com seu hit". Bombora "(1963) [bandas instrumentais. europeus em torno deste tempo, geralmente mais focado na mais rock e estilo rolo desempenhado pelas sombras, mas The Dakotas, que eram a banda de apoio britânico para Merseybeat cantor Billy J. Kramer, ganhou alguma atenção como músicos de surf com "Cruel Sea" (1963), que mais tarde foi coberto por bandas de surf americanos instrumentais, incluindo The Ventures.
Surf música alcançou o seu maior sucesso comercial como a música vocal, particularmente o trabalho do Beach Boys, formada em 1961 no sul da Califórnia. Seus primeiros álbuns incluiu tanto surf rock instrumental (entre eles cobre de música de Dick Dale) e canções vocais, com base em rock and roll e doo wop e as harmonias próximos atos Vocal Pop como o Four Freshmen. [] Seu primeiro hit gráfico , "Surfin '", em 1962, alcançou o topo da Billboard 100 e ajudou a tornar a moda surf music um fenômeno nacional. [] Desde 1963, o grupo começou a deixar para trás o surf como tema, como Brian Wilson se tornou seu principal compositor e produtor, que se deslocam em aos temas mais gerais da adolescência masculina, incluindo carros e meninas em canções como "Fun, Fun, Fun" (1964) e "California Girls" (1965). [] Outro surfe vocal atua seguidas, incluindo um hit wonders como Ronny e os Daytonas com "GTO" (1964) e Rip Chords com "Hey Pouco Cobra", que tanto atingiu o top ten, mas o único outro ato para alcançar o sucesso sustentado com a formula eram Jan & Dean, que teve um hit número 1 com "Surf City" (co -escrito com Brian Wilson) em 1963. [] A mania surf music e as carreiras de quase todos os atos de surf foi efetivamente terminou com a chegada da invasão britânica de 1964. [] Apenas os Beach Boys foram capazes de sustentar um criativo carreira em meados dos anos 1960, a produção de uma série de singles e álbuns, incluindo os sons conceituados Pet em 1966, que os fez, sem dúvida, a única americana de rock ou pop ato que poderia rivalizar com os Beatles
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