04/05/2013

GARAGEM DO ROCK : Hard Rock

é um estilo musical, subgênero do rock que tem suas raízes do rock de garagem e psicodélico do meio da década de 1960, que se caracteriza por ser consideravelmente mais pesado do que a música rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos complexos.

 A formação típica era constituída por bateria, baixo, guitarra, e algumas vezes, um piano ou teclado, além de um vocalista que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos.


 Nos finais dos anos 60, os termos hard rock e heavy metal eram praticamente usados como sinônimos, mas o último gradualmente começou a descrever um estilo de música tocado ainda com mais volume e intensidade. Há ainda outra diferença chave, entre ambos sub-gêneros: Enquanto o hard rock manteve sua identidade blues e algum swing na batida, as melodias do metal são frequentemente ditadas por riffs agressivos de guitarra, desprovidos de swing. 

Teve a era que foi nos anos 70 e a segunda era na década de 80 . 

E foi para uma terceira fase em 1990 . 

A transformação do hard rock feita pelo Deep Purple continuou em 1972, com seu álbum Machine Head, considerado um dos primeiros álbuns de heavy metal - embora membros da banda recusem este rótulo.

Durante a década de 1970 o hard rock se ramificou numa série de subgêneros; em 1972 o pioneiro do rock macabro, Alice Cooper, colocou o hard rock nas paradas de sucesso, com seu álbum School's Out, que ficou entre os dez mais vendidos daquele ano. que influenciou diversos artistas do thrash metal posterior, como Metallica e Megadeth.

No meio da década Aerosmith lançou os inovadores Toys in the Attic e Rocks, que incorporaram elementos do blues e do hard rock, e influenciariam no futuro outros artistas, como Metallica,, Guns N' Roses  e Mötley Crüe Van Halen, entre outros. Em 1976, o Boston lançou seu álbum de estreia, extremamente bem-sucedido, enquanto o Heart abriu o caminho para as mulheres no gênero, com o lançamento naquele ano de seu álbum de estreia, Dreamboat Annie.

Van Halen, outra banda importante no hard rock, surgiu em 1978. Sua música baseava-se principalmente nas habilidades de Eddie Van Halen na guitarra, que popularizou uma técnica do instrumento conhecida como tapping, demonstrada com clareza na canção "Eruption", do álbum Van Halen.

Em 1979 as diferenças entre o hard rock e o movimento heavy metal, que começava a se popularizar, foram acentuadas quando a banda australiana de hard rock, AC/DC, lançou seu segundo álbum mais vendido, Highway to Hell. A música da banda baseava-se explicitamente no rhythm & blues e no hard rock do início da década, e o grupo recusava abertamente o rótulo de "heavy metal".
Em 1980 o Led Zeppelin acabou, após a morte acidental do baterista John Bonham, após uma overdose. Bon Scott, o cantor principal do AC/DC, também morreu no mesmo ano, por motivos similares. Com estas mortes, a primeira onda do chamado hard rock "clássico" veio ao fim. Algumas bandas, como o Queen, se afastaram de suas raízes no hard rock, em direção ao pop rock. No mesmo ano o AC/DC gravou o álbum Back in Black, com seu novo cantor, Brian Johnson; o disco foi o quinto álbum mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos, e obteve grande sucesso ao redor do mundo. Ozzy Osbourne, ex-vocalista do Black Sabbath, lançou seu primeiro álbum solo, Blizzard of Ozz, com o guitarrista americano Randy Rhoads.

glam metal, com seu lançamento, Too Fast for Love. No ano seguinte o estilo se expandiu, com bandas como Twisted Sister e Quiet Riot.

Em 1983 o Def Leppard lançou o álbum Pyromania, que chegou à segunda posição nas paradas americanas. O mesmo álbum ainda continha as músicas "Foolin'" e "Too Late for Love", que chegaram às paradas. "Photograph" também foi o videoclipe mais exibido na MTV naquele ano, ultrapassando até mesmo as marcas obtidas por "Thriller", clipe de extremo sucesso então do cantor Michael Jackson.



Em 1988 e 1989 os sucessos de maior destaque no gênero foram New Jersey, de Bon Jovi, Pump, do Aerosmith, OU812, do Van Halen, e Dr. Feelgood, de Mötley Crüe. New Jersey colocou cinco


Pearl Jam e L7, tivessem um som que contrastava com as formas mais populares do hard rock, uma minoria delas (por exemplo o Alice in Chains, Mother Love Bone e Soundgarden) eram mais influenciados pelo hard rock das décadas anteriores. Todas as bandas do grunge tinham em comum, no entanto, a rejeição à atitude machista, modista e focada no rock de arena do hard rock naquela época.
Outras bandas começaram a fundir o hard rock e o metal com as influências mais ecléticas possíveis; estes grupos foram descritos posteriormente como metal alternativo, um desenvolvimento do rock alternativo. Algumas, como o Primus, Red Hot Chili Peppers, Rage Against the Machine, Living Colour e White Zombie, misturavam o funk com o hard rock e o metal. O Faith No More (juntamente com o Mr. Bungle, banda paralela do vocalista Mike Patton) fundiam diversos gêneros com o hard rock, desde o rap até o soul. As influências de glam metal do The Darkness ajudaram a empurrar a banda para os topos das paradas do início da década de 2000, e, no meio da década, bandas como Jet, Wolfmother, White Stripes, The Answer, The Glitterati, The Datsuns, e Towers of London popularizaram-se, após um revival do rock de garagem. A década também viu reuniões e turnês subsequentes de bandas como Rage Against the Machine, Stone Temple Pilots e Living Colour, além de Van Halen e Black Sabbath e até mesmo performances esporádicas do Led Zeppelin.
Algumas das bandas de hard rock das décadas de 70 e 80 conseguiram administrar carreiras altamente bem-sucedidas por todas as décadas seguintes, muitas vezes tendo de se reinventar constantemente, e explorar estilos musicais diferentes; entre elas estão Aerosmith, Deep Purple e Bon Jovi. 

Um comentário: