04/05/2013

GARAGEM DO ROCK : GLAM METAL & GLAM ROCK

O Glam rock foi criado na Inglaterra , chamado também de glitter Rock . Foi um estilo de música no final dos anos 60 . O Glam foi marcado pelos trajes e performances com muitos cílios postiços, purpurinas, saltos altos, batons, lantejoulas, paetês e trajes elétricos dos cantores. Eram os tempos da androginia e do glamour e suas músicas agitadas de rock n’ roll esbanjavam energia sexual. A ênfase lírica abordava a "revolução adolescente" (T. Rex - “Children of the Revolution “, Sweet - “Teenage Rampage“) assim como uma ampla notoriedade na direção de temas heterosexuais, sobre a decadência e fama.
Os cantores de Glam freqüentemente vestem-se de forma andrógina, com maquiagem vistosas, trajes extravagantes não diferentes aos que Liberace e Elvis Presley vestiam quando tocavam em cabarés. Um exemplo famoso seria David Bowie durante a fase de Ziggy Stardust e Aladdin Sane. O Glam Rock se diferencia do Glam Metal, por ter um som menos pesado.


O Glam Metal já surgiu nos anos 80 e é um sub genero de heavy metal , e foi até o ínicio de 90 . 

no qual as bandas se caracterizavam por uma aparência andrógina, com os integrantes cultivando não só cabelos longos, mas também um guarda-roupa em que as cores e o brilho se ressaltavam. O uso de maquiagem feminina era comum. O glam metal deu origem ao estilo chamado de "sleaze", que nada mais é que um glam metal com uma pegada de Punk .
O hard rock, ou simplesmente "rock pesado", começou a ganhar destaque no final dos anos 60, com Deep Purple, Led Zeppelin e Alice Cooper, entre outros, gravando seus primeiros álbuns. Bandas como Aerosmith e KISS surgiram no início dos anos 70, e aproveitaram, cada uma à sua maneira, o apelo visual e comportamental de T.Rex, David Bowie, Johnny Thunders, Mott the Hoople e New York Dolls, verdadeiros precursores do estilo glam ou glitter.
Em meados da anos 80 algumas bandas de hard rock resolveram exagerar no visual carregado e andrógino - Hanoi Rocks, Ratt, Bon Jovi, Poison, Mötley Crüe, entre outros, representaram o estilo. Antes ainda, surgiu uma fase de busca por extremo virtuosismo instrumental, iniciada com o lançamento do primeiro disco do Van Halen, cujo guitarrista, Eddie Van Halen passou a ser copiado. A temática das canções era por vezes romântica, e muitas vezes enaltecia o hedonismo e o excesso relativamente a sexo e mulheres, dinheiro, drogas e fama. O estilo virou uma febre nos Estados Unidos e difundiu-se mundo afora, com a ajuda da MTV e seus videoclipes - na época uma novidade. Ao mesmo tempo em que algumas bandas se destacavam em shows superproduzidos com grandes palcos, luzes, explosões e pilhas de amplificadores, muitas outras surgiram, sem o mesmo talento, de certa forma inflacionando o mercado. O glam se tornou uma caricatura de si próprio, e passou a ser esnobado e ridicularizado propositalmente pela própria MTV, que precisava de um novo estilo para explorar comercialmente, tendo-o encontrado no grunge, com suas temáticas existencialistas e tom depressivo, antagônico ao espírito de festa do glam, como era conhecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário