12/07/2013

''Músicas que Mudaram a História do Rock''

 Nos cerca de 60 anos da história do rock, algumas músicas serviram de verdadeiros pilares na transformação do gênero. Elvis Presley, Rolling Stones, Black Sabbath, Pink Floyd, Ramones, Nirvana e até Michael Jackson são alguns dos artistas que fazem parte deste seleto grupo. Relembre, conheça e balance a cabeça com as canções que revolucionaram o rock ! 
são 13 Álbuns! 
Elvis Presley, "That's Alright" (1954) - É impossível dizer objetivamente quando rock and roll começou, mas o primeiro acontecimento histórico do gênero aconteceu no dia 5 de julho de 1954. O produtor e dono do selo Sun Records, de Memphis, Tennessee Sam Phillips procurava há anos, em vão, um artista branco que cantasse como negro. Até que um dia resolveu testar um jovem chofer de caminhão de 19 anos chamado Elvis Presley. Após várias tentativas frustradas de gravar baladas românticas e sucessos caipiras, o cantor aproveitou um intervalo para tocar de brincadeira uma versão acelerada do velho sucesso do bluesman Arthur 'Big Boy' Crudup, "That's Alright". Os músicos de apoio entraram prontamente no jogo criando uma eletrizante mistura de rhythm & blues e música country. Percebendo que estava diante de um tesouro, o produtor decidiu que a canção seria o primeiro single do futuro rei do rock. E assim, uma piada mudou para sempre a história da cultura pop.

 Chuck Berry, "Johnny B. Goode" (1958) - "Se dessem outro nome ao rock and roll, poderia ser Chuck Berry". Esta frase de John Lennon resume o legado do cantor, compositor e guitarrista que definiu os parâmetros musicais do estilo mais do que qualquer outra pessoa. Além de criar riffs copiados à exaustão por gerações de músicos, Berry era um verdadeiro poeta do cotidiano. Suas letras falavam a língua dos adolescentes, captando com realismo inédito seu cotidiano e seus anseios por carros, sexo e adrenalina. Apesar de não estar entre seus primeiros sucessos, "Johnny B. Goode" se consolidou através dos anos como uma das obras primas de Berry, tanto pelo riff marcante como pela letra que conta a clássica história do jovem pobre que chega aos holofotes tocando sua guitarrra. 
 Rolling Stones, "I Can't Get No (Satisfaction) (1965) - No início dos anos 60 o rock and roll estava praticamente morto. Até que artistas britânicos apareceram de repente com uma versão repaginada e apresentaram a música dos negros americanos não apenas a seus conterrâneos, como à própria América branca. Entre os principais nomes desta invasão britânica estavam os Rolling Stones. Com seus primeiros discos, repletos de covers, a banda criou uma fórmula que acrescentava atitude roqueira à aspereza do blues. Mas foi apenas quando começaram a compor que Mick Jagger, Keith Richards e seus asseclas encontraram sua própria voz. Com sua introdução simples e eloquente e a letra criticando a sociedade de consumo, "Satisfaction" foi a primeira obra prima da banda e uma das primeiras expressões musicais da revolução de costumes que marcaria a década de 60 

Bob Dylan, "Like a Rolling Stone" (1965) - Enquanto a cena musical britânica ensaiava o retorno do rock and roll, o início da década de 60 nos EUA foi marcado por uma retomada da música folk tradicional protagonizada por estudantes, intelectuais e boêmios. Em seus primeiros álbuns, Bob Dylan se consagrou como principal nome do movimento. Suas canções de protesto acústicas serviam de trilha sonora para a luta pelos direitos civis. Até que em 1965, resolveu inverter todas as expectativas. Abandonou as letras políticas e convidou uma banda de rock para acompanha-lo. Ao ligar o folk na tomada, Dylan trouxe profundidade poética ao rock and roll e trouxe o estilo à maioridade. Após o choque inicial, mesmo os mais puristas aceitaram a mudança de direção, responsável por clássicos como "Like a Rolling Stone", eleita a melhor música de todos os tempos pela revista Rolling Stone >> 

Jimi Hendrix, "Purple Haze" (1967) - Se artistas britânicos como os Rolling Stones levaram o blues de volta a América, esta não demorou para responder à altura. Quando chegou a Londres no final de 1966, o então desconhecido James Marshall Hendrix fez com que heróis da guitarra britânicos do calibre de Eric Clapton cogitassem a aposentadoria. Ninguém tinha visto um guitarrista como ele até então. Dominando como poucos a linguagem do blues, Hendrix subvertia a fórmula com doses cavalares de barulho, recriando com seu instrumento as experiências lisérgicas e as revoltas sociais daquela era. Seu segundo single, "Purple Haze" sintetiza esta inquietude em menos de três minutos >>

Black Sabbath, "Paranoid" (1970) - Nos anos 60 os hippies prometiam um novo mundo para todos que estivessem interessados. Bastava deixar a caretice de lado e adotar a paz e amor como estilo de vida. Mas após experiências traumáticas como os tumultos de maio de 68, a intensificação da guerra do Vietnã e os assassinatos promovidos por Charles Manson, a década chegava ao final em clima de desilusão. Foi quando quatro jovens habitantes de subúrbios operários na cinzenta cidade britânica de Birmingham fundaram o Black Sabbath. Unindo a temática soturna e negativa às guitarras mais pesadas já ouvidas até então, o quarteto criou o heavy metal e deu uma trilha sonora aos jovens excluídos da paz e do amor >>

David Bowie, "Ziggy Stardust" (1972) - Após várias tentativas de chegar ao estrelato, o britânico David Bowie só se tornou um ícone do rock and roll quando trocou sua identidade pessoal pela do alienígena andrógino Ziggy Stardust. Em meio aos últimos suspiros dos ideais hippies, Bowie chegou à década de 70 com algo totalmente novo. A música recriava a excitação do rock and roll original com elementos futuristas e espaciais, enquanto sua persona levava a revolução sexual às últimas consequências, subvertendo noções de gênero. Após a morte ritual do personagem Ziggy Stardust em 1973, Bowie se consolidaria como um dos mais inovadores nomes da música pop, se recriando periodicamente com novas identidades musicais e visuais >>

 Pink Floyd, "Money" (1973) - A década de 60 trouxe o rock à maturidade. Os artistas ficavam cada vez mais inventivos e os estúdios se transformavam em laboratórios musicais de onde saíam as mais variadas experiências sonoras. Deste ambiente de liberdade e inovação emergiu o rock progressivo e um de seus principais expoentes, o Pink Floyd. Em seu oitavo álbum, "Dark Side Of The Moon", a banda enxugou as viagens instrumentais para se concentrar na sonoridade e nas composições, criando seu maior clássico até então. Com um conceito que explora as várias fases da vida humana, do nascimento à morte auxiliado por efeitos sonoros quase cinematográficos, o álbum é um dos marcos criativos da história do rock e "Money" é uma das faixas memoráveis >>

 Ramones, "Blitzkrieg Bop" (1976) - Em meados dos anos 70 rock apresentava sérios sintomas de megalomania. Os artistas haviam se tornado semideuses intocáveis que lotavam estádios com shows grandiosos e álbuns superproduzidos. A liberdade criativa se afogava num mar de contratos milionários. A energia crua de outrora parecia ter se dissipado. O remédio logo surgiria em Nova York. Eram os Ramones, quatro vizinhos suburbanos que decidiram recriar o rock de garagem com qual haviam crescido. No lugar de solos, teatro e pretensão, a banda oferecia canções de três acordes, humor negro e identificação direta com o público. Lançado em maio de 1976, o álbum de estréia autointitulado foi um dos pontapés iniciais do punk e da new wave que nos anos seguintes fariam uma merecida faxina na indústria musical. A primeira música, "Blitzkrieg Bop" se tornaria o carro chefe da banda, com o grito tribal "Hey Ho Le's Go" seguido pelo riff furioso >>

Michael Jackson, "Beat It" (1982) - No início da década de 80, Michael Jackson já havia se consolidado como um dos grandes nomes da música pop. Só restava, portanto, se tornar o maior de todos. Ele conseguiria isso com ajuda do produtor Quincy Jones no álbum "Thriller". Misturando o suingue de sempre com a estética new wave e a sonoridade eletrônica emprestadas do novo pop oitentista, o disco se tornaria o mais vendido de todos os tempos e traria o funk para uma nova era. E mais do que isso, "Thriller" levou a música negra dançante até o público roqueiro através dos videoclipes, que mostravam a atitude agressiva recém-incorporada pelo rei do pop. De todas as canções, a que melhor construiu esta ponte com o rock foi "Beat It", com seu riff pesado tocado pelo guitarrista Eddie Van Halen. Se Michael não é exatamente um roqueiro, a importância de "Beat It" na história do rock é inegável. >>

Guns N' Roses, "Welcome To The Jungle" (1987) - Com o impacto dos videclipes, o rock da década de 80 passou a dar cada vez mais importância à imagem. E ninguém aproveitou isso melhor do que as bandas de hard rock americanas da época. Com visual andrógino, letras de apelo sexual explícito e refrões grudentos, os chamados "posers" tomavam conta das FMs e dos estádios. No final da década, o Guns N' Roses emergiu deste cenário e logo conseguiu subvertê-lo. Sem abrir mão da maquiagem, a banda recriou o gênero numa versão mais violenta e real, mas sem deixar de lado a celebração do estilo de vida hedonista. Com sua letra autobiográfica sobre a vida noturna de Hollywood, a faixa de abertura "Welcome To The Jungle" foi o primeiro hit da banda e sintetiza melhor do que qualquer outra a sensação de perigo que se tornou sinônimo da banda >>

Nirvana, "Smells Like Teen Spirit" (1991) - Em meados 1991 ninguém em sã consciência apostaria no sucesso comercial de um obscuro e barulhento trio de Seattle chamado Nirvana que excursionava de van pelo circuito alternativo americano. Quem dissesse então que em que em questão de meses eles seriam a maior banda do planeta, correria risco de internação num manicômio. Mas na que talvez tenha sido a última grande reviravolta histórica do rock, foi o que aconteceu a partir do álbum de estréia "Nevermind". Do dia para a noite, o visual de butique do hard rock oitentista e a celebração do clichê "sexo, drogas e rock and roll" davam lugar à naturalidade, introspecção e crítica social. Sem querer, o riff de guitarra que introduz a faixa de abertura "Smells Like Teen Spirit" paria uma nova década musical, obrigando a geração anterior a optar entre a reinvenção e a aposentadoria >>

Radiohead, "Karma Police" (1997) - A primeira metade da década de 90 foi marcada por um retorno à simplicidade. Nos EUA, o grunge levava os valores do punk para as massas. No Reino Unido, o britpop trazia de volta o apelo imediato do rock britânico clássico. Em franca oposição a este clima populista, o terceiro álbum do Radiohead veio carregado de experimentações sonoras e letras filosóficas de cunho anticapitalista, numa improvável reinvenção do rock progressivo para a geração indie. Comparado frequentemente a obras primas como "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band" dos Beatles e "Dark Side Of The Moon" do Pink Floyd, "Ok Computer" conquistou não apenas a crítica, mas também o grande público, com sucessos radiofônicos como "Karma Police" >>

A Lista é boa , mais está faltando muitos ícones importantes do rock clássico .
Descartaria Bob Dylan e Radiohead . Essa não é a lista do rock n roll , em breve faço uma .


CLASSIC ROCK





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