30/04/2013

The In Between Years


O período da década de 1950 e início da década de 1960, entre o final do período inicial de inovação e que ficou conhecido em os EUA como a "Invasão Britânica", tem sido tradicionalmente visto como uma era de hiato para o rock and roll. Mais recentemente, alguns autores têm enfatizado importantes inovações e tendências neste período sem que os desenvolvimentos futuros não teria sido possível. [] Apesar de rock and roll, particularmente através do advento do rockabilly, viu o maior sucesso comercial para o sexo masculino e artistas brancos, nesta era do gênero foi dominado por artistas negros e do sexo feminino. O rock and roll não tinha desaparecido no final da década de 1950 e parte de sua energia pode ser visto na mania da dança Twist of início dos anos 60, beneficiando, principalmente, a carreira de Chubby Checker. [ Tendo morrido no final dos anos 1950, doo wop apreciaram um revival no mesmo período, com hits para artistas como The Marcels, The Capris, Maurice Williams e Shep e As atenções. [] A ascensão de grupos femininos como The Chantels, The Shirelles e os cristais colocado ênfase na harmonias e produção polida que estava em contraste com o rock and roll mais cedo. [] Alguns dos sucessos mais significativos grupo de garotas eram produtos do Edifício Som Brill, em homenagem ao bloco, em Nova York, onde muitos compositores foram baseados, que incluíram o número 1 hit para as Shirelles "Will You Love Me Tomorrow", em 1960, escrito pela parceria de Gerry Goffin e Carole King. 

Cliff Richard teve o primeiro rock britânico and roll atingido com "Move It", efetivamente inaugurou o som do rock britânico. [No início da década de 1960, o seu grupo de apoio The Shadows foi o instrumental de gravação do grupo de maior sucesso.  Enquanto o rock 'n' estava desaparecendo em pop e baladas leves, grupos de rock britânicos em clubes e bailes locais, fortemente influenciados por pioneiros do blues-rock como Alexis Korner, estavam começando a jogar com uma intensidade e uma unidade raramente encontrado em atos americanos brancos [].
Também foi significativo o advento da soul music como uma grande força comercial. Desenvolvendo de rhythm and blues, com um re-injeção de música gospel e pop, liderada por pioneiros como Ray Charles e Sam Cooke a partir de meados da década de 1950, até o início dos anos 60 figuras como Marvin Gaye, James Brown, Aretha Franklin, Curtis Mayfield e Stevie Wonder estavam dominando as paradas de R & B e romper nas principais paradas de sucesso, ajudando a acelerar a sua desagregação, enquanto Motown e Stax / Volt registros foram se tornando maiores forças na indústria fonográfica. [] Todos estes elementos, incluindo o próximo harmonias doo wop e grupos femininos, o cuidadosamente elaborada canção escrita do Som Brill Building e os valores de produção polidas de alma, têm sido vistos como influenciando o som Merseybeat, particularmente o trabalho precoce de The Beatles, e através deles a forma de mais tarde, a música rock. [] Alguns historiadores da música também apontou para os desenvolvimentos técnicos importantes e inovadores que construíram sobre o rock and roll neste período, incluindo o tratamento eletrônico de sons por esses inovadores como Joe Meek, e os métodos de produção elaboradas do Wall of Sound perseguido por Phil Spector

Nenhum comentário:

Postar um comentário